Depilação facial: segredos revelados para sua beleza

A depilação facial é um procedimento que visa deixar o rosto mais limpo e sem aquelas penugens que tanto irritam homens e mulheres. Não à toa, existem diversos procedimentos que podem ser utilizados, como com cera, linha, creme etc.  Que mulher ou homem nunca se sentiu incomodado de ver aquela penugem estranha e deslocada no […]

0 7 de dezembro de 2020
Depilação facial: segredos revelados para sua beleza

A depilação facial é um procedimento que visa deixar o rosto mais limpo e sem aquelas penugens que tanto irritam homens e mulheres. Não à toa, existem diversos procedimentos que podem ser utilizados, como com cera, linha, creme etc. 

Que mulher ou homem nunca se sentiu incomodado de ver aquela penugem estranha e deslocada no rosto, não é mesmo? Principalmente as mulheres, que lutam diariamente para manter o rosto limpo e sem esses pequenos pelos. 

Devido a essa busca constante por procedimentos, o Brasil é um dos países mais cuidadosos com a beleza. Para se ter uma ideia, somos considerados o quarto maior mercado do mundo. O que acaba atraindo grandes marcas e beneficia quem está sempre atrás de novas opções no mercado. 

Nessa busca, quem está atrás de métodos únicos de depilação, acaba encontrando uma boa variedade. Você certamente conhece pelo menos uma mão de possibilidades. Mas você consegue apontar qual o melhor e o segredo de cada uma?

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir. Nele, trouxemos algumas questões relacionadas à depilação feminina e masculina, os cuidados e os principais tipos que existem do procedimento. Acompanhe. 

Saiba mais sobre a depilação facial feminina

A depilação facial é um procedimento estético que visa remover as penugens que surgem no rosto.

Por mais que pareça algo exclusivo do sexo masculino, mulheres também desenvolvem uma certa quantidade de pelos nesta região do corpo. A principal diferença está na quantidade e grossura do fio. 

Esta diferença acontece devido ao predomínio de progesterona e estrogênio no corpo feminino, resultando assim em pelos mais finos e claros.

Como gera muito incômodo para algumas pessoas, é comum encontrar quem vai atrás de algum tipo de tratamento para eliminar esses pequenos vestígios de penugem. 

Apesar dos homens utilizarem mais lâminas para fazer a remoção dos pelos, no caso das mulheres existem algumas técnicas mais delicadas.

Afinal, por possuir uma pele mais delicada, nem sempre é interessante para a mulher fazer o procedimento com lâmina.

O grande problema nas depilações com lâmina é que ela causa irritações na pele com no decorrer do procedimento.

Ao entrar em contato com a epiderme, a lâmina não faz apenas a remoção dos pelos na sua camada superior, mas também retira as células cutâneas. Como resultado, expõem a camada mais nova e sensível da pele. 

A depilação facial masculina é indicada? Quais os cuidados?

Com certeza, o método mais comum para os homens fazerem a depilação facial são as tradicionais lâminas.

Porém, se engana quem pensa que a depilação é indicada apenas para a barba. Muitos homens buscam tratamentos para remover penugens, sobrancelhas e até pelos da orelha. Existem diferentes tipos de serviços que podem ser feitos. 

homem fazendo depilação das sobrancelhas depilação facial

Alguns cuidados devem ser tomados para realizar esse procedimento, seja em casa ou em alguma ambiente especializado. Isso valendo para realizar a depilação a cera, com creme depilatório, laser ou com linha. 

Por passar pelo estresse frequente das lâminas, a pele masculina tende a ter mais problemas do que a feminina, principalmente a de pessoas que precisam remover a barba todos os dias. 

Assim, é preciso ter alguns cuidados na hora de realizar alguns procedimentos. Como manter a pele sempre hidratada, utilizar géis ou loções antes do procedimento. 

Uma cuidado extra, que ajuda muito a evitar problemas ao longo dos processos de depilação, é o uso frequente de filtro solar no rosto, pescoço e orelha. 

7 dúvidas mais comuns sobre depilação facial

Realizar o procedimento de depilação facial pode trazer diversas dúvidas para quem ainda não conhece os procedimentos. Separamos algumas questões frequentes logo abaixo, com suas respectivas respostas.

1. Faz mal depilar o rosto?

Não existe nenhum problema em fazer a depilação facial. Mas esse pelos possuem uma função em nosso corpo: eles são importantes para equilibrar a oleosidade da pele e ajudam a prevenir a acne. 

Porém, nem sempre eles aparecem de uma forma agradável, e podem até causa problemas de autoestima. Então, você pode realizar a depilação tranquilamente, desde que encontre o método certo.

Cada procedimento oferece seus prós e contras, que precisam ser analisados. Existem diversos mitos que precisam ser desmistificados relacionados a isso. 

Primeiramente, durante muito tempo se pensou que o procedimento com cera causava algum tipo de dano a pele, como flacidez e manchas. Porém, não existe nenhuma relação de causa e efeito. A única função da cera será remover os fios, enquanto esses problemas são causados pela falta de colágeno e elastina. 

Já a lâmina apenas não é indicada para o público feminino, por ser muito agressiva para a pele.

2. Que áreas do rosto posso depilar?

A verdade é que qualquer área do seu rosto pode ser depilada. Tudo depende exclusivamente da sua necessidade.

Não existe um local que cresce com mais facilidade ou não, a tendência é que os pelos acompanhem a mesma velocidade de crescimento.

moça fazendo depilação do buço depilação facial

Agora, você precisa levar em consideração algumas questões.

Cada área com pelos tem sua função. A sobrancelha, por exemplo, tem a função de proteger nossos olhos Assim, é preciso tomar muito cuidado na depilação, para que ela não prejudique essa função natural, causando desconforto. 

Sem contar que ela é parte crucial na nossa expressão facial. Dessa forma, é preciso encontrar aquele desenho que consiga manter tudo bem alinhado.

Fora isso, apesar das diversas funções, qualquer pelo pode ser removido sem problemas. 

3. Tem problema usa maquiagem após depilar o buço?

Utilizar alguma maquiagem logo após o processo de depilação facial pode não ser a melhor das práticas.

Como sua pele ainda está sensível devido ao procedimento, colocar qualquer coisa por cima pode causar irritação, foliculite e até manchar a pele. O aconselhável é ficar pelo menos 24 horas sem hidrantes, produtos perfumados ou que tenham álcool. 

Assim como no caso dos homens, o mais aconselhável é passar algum tipo de creme com efeito calmante. Assim, sua pele conseguirá se recuperar com mais facilidade do procedimento, estimulando a reparação do tecido danificado e criando uma camada para agilizar a cicatrização. 

Por mais delicado que ele seja, qualquer procedimento vai causar um estresse na sua pele. Se não tiver como esperar um dia para aplicar a maquiagem, opte pelas hipoalergênicas.

Além disso, utilize pinceis macios. Isso vai evitar atrito na região sensibilizada pelo procedimento. 

Para não ferir a sua pele, utilize demaquilante hipoalergênico. De forma alguma durma ou esqueça de remover a maquiagem.

boca de mulher com batom vermelho sorrindo imagem ilustrativa texto depilação facial

4. Posso usar creme, protetor solar e esfoliante?

Não só pode, como deve. Esses produtos são fundamentais para manter a sua pele saudável e bem cuidada. O creme tem um papel fundamental na hidratação da pele, evitando que ela fique ressecada e acabe se fragilizando mais com algum procedimento de depilação.

Já o esfoliante é ótimo para evitar que os pelos encravem durante o crescimento, principalmente aqueles que não tem força para romper a pele. Ao utilizar um produto de qualidade, e tendência é que a pele fique mais fina. 

Porém, nunca passe o esfoliante no dia da depilação. Afinal, ambos deixam o rosto com a cútis mais sensível. A junção pode ser bem problemática.

Por último, o protetor solar é o maior aliado para qualquer rosto, principalmente após o processo de depilação.

Isso acontece pois o Sol pode facilitar o processo de escurecimento da pele causado pela depilação. Assim, a proteção deve ser aplicada imediatamente após, independentemente se for no rosto ou outra parte do corpo. 

5. Posso depilar o rosto com cera?

Sem problemas! Como vimos anteriormente no texto, não existe nenhum problema ao utilizar cera para remover os pelos do rosto. Mas, para evitar problemas e dores, você precisa utilizar produtos que sejam feitos exclusivamente para a depilação facial.

Como nossa pele é mais sensível nesta região do corpo, uma cera mais grossa pode causar até sangramento.

dois potes de cera suav, que é um produto exclusivo usado nas clínicas da suav

6. Qual o melhor método para depilar o rosto?

Não é possível dizer qual o melhor método para depilar o rosto. Cada procedimento possui seus prós e contras, que devem ser levados em consideração para sua escolha.

Além disso, ninguém tem uma pele igual. Por isso, não conseguimos apresentar aquela depilação que é melhor ou não. Diversos fatores precisam ser levados em consideração, e você deverá escolher a melhor ao seu caso.

É muito importante que você conheça cada um dos métodos para identificar o que mais se encaixa com sua necessidade. Logo mais no texto, vamos apresentar os principais tipos de depilação, e você terá condição de encontrar aquela que mais lhe agrada. 

7. Onde fazer depilação facial?

O primeiro passo para quem deseja fazer uma depilação facial de qualidade é procurar um espaço de confiança. São locais especializados e que oferecem a melhor experiência para você. 

A Suav é um dos melhores exemplos que podemos dar. A empresa conta com profissionais treinados e preparados para realizar o tratamento em qualquer pessoa, sem precisar marcar horário para ser atendido. 

Hoje, a Suav já tem 10 anos de história, excelência e experiência no cuidado com seu bem-estar.

Como fazer depilação facial? Conheça os melhores métodos

Agora que esclarecemos algumas dúvidas sobre o processo de depilação facial, chegou o momento de desbravar os procedimentos.

Como vimos, não existe um certo ou errado, o melhor ou pior. Cada pessoa tem uma necessidade, uma sensibilidade diferente, onde um tratamento se encaixa melhor que os demais. 

Isso não quer dizer que você deve evitar fazer uma ou o outra. A nossa intenção aqui é apenas mostrar como cada depilação é feita, para que você possa tomar uma boa decisão.

Depilação facial com linha

Também conhecido como depilação egípcia, esse procedimento tem chamado a atenção das pessoas. Ele é indicado para remover o buço e sobrancelhas, e uma linha de algodão é usada para arrancar os pelos. 

A depilação acontece de uma forma que a pessoa amarra as pontas de duas linhas, cria um cruzamento enrolando uma na outra e movimentando para puxar pela raiz. Assim, é possível remover até os fios menores e mais finos.

Além disso, o procedimento tem uma durabilidade maior que a maioria dos outros, e enfraquece o crescimento do pelo com o tempo. 

Entre as desvantagens dele estão a dificuldade para realizar sozinho, em casa, e as dores. Apesar de ser algo relativo de pessoa para pessoa, o procedimento pode gerar mais desconforto que as tradicionais pinças. 

moça fazendo o design de suas sobrancelhas

Depilação facial a laser

A depilação facial a laser é recomendada para aquelas pessoas que desejam ficar livres de vez dos pelos.

O procedimento visa aplicar um laser direto no bulbo do pelo, evitando que o local desenvolva um novo fio. O bulbo capilar é a estrutura vascularizada responsável pela produção dos pelos. Ou seja, cada um tem o seu. 

Para fazer a remoção definitiva, é necessário fazer algumas sessões. O cuidado só vai exigir algumas manutenções no decorrer do tempo.

Em comparação com os demais tratamentos, já existem equipamentos que ajudam a remover a dor e a eliminar de vez foliculite no local. 

Apesar da praticidade, em muitos casos é um procedimento caro; exige um cuidado maior, principalmente com o sol; e, por fim, acaba gerando cheiro de cabelo queimado ao longo do procedimento, o que pode ser desconfortável. 

Depilação facial com cera

A depilação facial com cera pode ter duas opções. Primeiramente, vamos tratar da cera fria. Esse procedimento é feito com a aplicação de uma camada do produto no local, removendo os pelos pela raiz com um puxão.

Entre as vantagens do método, podemos destacar que existe um risco menor de queimaduras que o processo com ela quente. Em contrapartida, por ser fria, ela gera mais dor, sem contar a possibilidade de inflamações no local.   

Depilação facial com cera quente

Já a depilação com cera quente faz o mesmo serviço que a anterior. A principal diferença é com relação a dor, que tende a ser menor.

Por esquentar a região antes do puxão, ela acaba facilitando no processo de dilatação dos poros e torna a remoção do produto mais fácil.

Porém, devido a fricção e atrito causado no momento do procedimento, é comum surgir vermelhidão e inchaço na região.

Após o procedimento, não esqueça do protetor solar. Apesar de ser recomendável em todas as situações, esse é um procedimento que exige um cuidado muito delicado, principalmente quando falamos do rosto. 

Depilador elétrico

O depilador elétrico é o meio mais prático para quem deseja fazer o processo de remoção dos pelos em casa.

O procedimento nada mais é do que um aparelho que deixa a pele lisa e que garante semanas de duração, sem causar alergias, coceiras e irritação. Em questão de minutos você está com o rosto limpo e sem dor. 

Creme de depilação facial

Outro método bem indolor é a aplicação do creme de depilação facial. Apesar de conter uma substância capaz de “dissolver” os pelos, o efeito é o mesmo que utilizar uma lâmina. Afinal, o creme age apenas na parte superficial do pelo.

Porém, ele tende a reduzir a velocidade de crescimento do pelo, permitindo um intervalo de cinco dias entre uma aplicação e outra.  A praticidade e o preço é uma das maiores vantagens desse produto, que tem aplicação é bem simples. 

Basta colocar sobre o local que deseja depilar, esperar alguns poucos minutos, remover o creme e em seguida lavar a região com água. 

Mas atenção: o produto oferece o risco de queimaduras. Afinal, estamos falando de um ácido. Por isso, quem possui a pele mais sensível e ressecada deve evitar esse procedimento. 

Folhas prontas para depilação facial

As folhas prontas para depilação são muito utilizadas para quem busca conforto e praticidade no dia a dia.

Removendo o pelo pela raiz, o método reduz o tempo de aparecimento dos pelos em comparação com outros. Além disso, na maioria das marcas, o produto conta com óleos e vitaminas para ajudar na regeneração e hidratação da pele. 

Devido ao seu tamanho, em qualquer momento do dia, você pode realizar a depilação, considerando que ela cabe na bolsa. 

Entre as desvantagens está o custo do produto, que obriga a compra frequente e pode gerar um gasto desnecessário se comparado com os demais procedimentos. Com relação à aplicação, os problemas são os mesmos com cera quente ou fria.

Lâmina ou aparador elétrico

A lâmina é um dos métodos que mais sofre preconceito quando falamos de depilação facial. Apesar de ser mais comuns entre os homens, esse procedimento também pode ser utilizado por mulheres. O maior problema é com relação ao mito que se criou em cima desse formato. 

Muitos pensam que, ao cortar o fio, ele tende a crescer mais grosso. Acontece que isso não é verdade.

Quando analisamos um fio, a tendência é que a raiz seja sempre mais fina que o topo. Ao aparar a camada superficial, o pelo continua crescendo. Assim, a parte mais grossa sai, causando a impressão de engrossamento do pelo. 

A principal desvantagem desse procedimento é que ele é mais agressivo a pele, podendo causar machucados e cortes.

Para evitar os danos, é aconselhável que você utilize algum produto para ajudar no deslocamento da lâmina. O mesmo vale para o aparador elétrico. Vale destacar que esse é o método mais acessível.  

Pinça para depilação facial

Talvez um dos métodos mais tradicionais, a depilação com pinça exige bastante paciência de quem está executando. Não à toa, ela é recomendada apenas para dar algum tipo de acabamento ou remover pequenas quantidades de pelos. Afinal, retirar um por um não é um trabalho muito simples de ser feito. 

moça fazendo o design de suas sobrancelhas

Além dessas questões, cada pinça serve para um tipo de fio. Existem pelo menos três tipos de pontas que irão favorecer uma atividade. As com ponta inclinada são ótimas para remoção em geral.

Já as com ponta fina devem ser utilizadas apenas por quem tem experiência, devido a sua capacidade de cortar. Por último, a pinça de ponta reta ajuda a dar a contorno. 

Apesar de parecer algo bem simples, a depilação com pinça requer tempo e também causa dor. Além disso, caso não tenha prática, é aconselhável procurar alguém que entenda. É um serviço que qualquer deslize pode resultar num desnível da sua sobrancelha, por exemplo. 

Cuidados importantes antes da depilação facial

O que não faltam são cuidados que devem ser tomados antes e depois de um procedimento de depilação facial. Os principais, sem dúvida, são a utilização do esfoliante e protetor solar diariamente. Eles irão preparar a sua pele e deixá-la mais fácil de ser manuseada ao longo do procedimento.

Sem contar a possibilidade de reduzir os danos causados em qualquer um dos procedimentos citados.

Outro cuidado muito importante é manter o rosto sempre limpo, lavando-o com regularidade e utilizando produtos especiais para ele. 

Agora que você conhece todos os procedimentos e os cuidados que precisa ter antes de realizar uma depilação, chegou o momento de conhecer uma das principais empresas do Brasil nesse segmento!

A Suav conta com diversos serviços de depilação facial e está presente em todo o país. Acesse o site, conheça as possibilidades e encontre a unidade mais próxima de você.

Shape BG

Receba novidades

Receba as novidades sobre a área, novos serviços, promoções e utilidades sobre estética e depilação.